Cultura pop movimenta mercado Geek

Pamela Ferracini

Os lançamentos de itens colecionáveis da cultura pop, voltado para adultos, apelam para a paixão e à nostalgia de cada consumidor, incrementando o mercado com miniaturas de personagens de Cavaleiros do Zodíaco, peças de vestuário inspiradas em séries de televisão e até roupa íntima com símbolo de super herói. A moda nerd retrô é incentivada pela diversidade de produtos à venda no mundo geek, como uma camisa com personagem.

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), em 2016, os produtos colecionáveis indicados para todas as faixas etárias geraram uma receita de quase R$ 18 bilhões. No Brasil, 30% desses consumidores representam adultos, segundo a presidente da Abral, Marici Ferreira.

O interesse pelos artigos colecionáveis de temas preferidos apela para filmes, séries, animes e programas de televisão. A coordenadora de marketing de uma loja virtual, Karen Lira, acredita que o sucesso em vendas da loja se dá por uma sucessão de fatores. O mercado em crescimento, aponta, está no fato das pessoas conhecerem esse tipo de produto. “Isso criou um fator emocional, pois sabemos que a cultura pop está em todos nós. Por isso é natural o aumento da busca por colecionáveis”, diz Karen.

fernando

Fernando de Castro com sua coleção que ultrapassa 300 itens

Fernando de Castro, de 37 anos, sempre gostou de vídeo game. Em 1999, quando saiu em busca de novos jogos, deparou-se com uma loja em Campinas onde comprou, além de um novo jogo, uma action figure famosa da sua adolescência: Lara Croft, da série de video games Tomb Raider. Desde então, sua coleção tem mais de 300 objetos, que vão de action fugures a pop funko. E a coleção não para por aí. Fernando compra de dois a três produtos por mês. “Este mês mesmo já fiz a compra de três e com olho em mais uns dois. Quem sabe até o final do mês estes acabarão vindo para casa também”, afirma Fernando.

guilherme

Guilherme Coelho ao lado de sua coleção favorita de Star Wars

Quem compartilha desse hobby é Guilherme Coelho, de 25 anos, que se cerca de paixões da infância ou de uma última temporada de uma série que acompanhou. Seus preferidos são os bonecos de Star Wars. Como Fernando, ele também vai às compras até duas vezes por mês para completar sua coleção. “Não tenho preferência, se eu ver e gostar, penso em comprar”, diz Guilherme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s