Campinas comemora o Dia da Toalha em livraria

Pamela Ferracini

veronica

Verônica Cocucci Inamonico, mediadora do “Dia da Toalha – Não entre em pânico”, no auditório Eva Herz

Promovido pela Editora Arqueiro em 14 cidades do Brasil, o Dia da Toalha (também comemorado como Dia do Orgulho Nerd) não poderia faltar em Campinas. Mediado pela blogueira de livros, Verônica Cocucci Inamonico, o evento temático, que ocorreu no último sábado, 20, no auditório Eva Herz da Livraria Cultura no Shopping Iguatemi, contou com tudo o que tinha direito: literatura, cinema, séries, calendário de lançamentos e sorteio de 17 kits, contendo toalhas, posters, bótons, livros e marcadores.

adolescentes

Para comemorar o Dia da Toalha, os chamados ‘geeks’ (fãs de tecnologia, jogos, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries) não poderiam faltar. Influenciados por colegas ou por filmes, o grupo de amigos Thomas Babini, Letícia Tonetti, Lucas Marcelino e Matheus Leonardi, que possuem entre 15 e 17 anos, conta como surgiu a paixão pelo universo nerd.

Matheus Leornadi, que se considera o fã número 1 desse universo, diz que esse despertar veio a cinco anos atrás, quando foi assistir ao filme “Os Vingadores”. Desde então, coleciona action figures e pop funkos. “A partir daí, eu comecei a me interessar bastante”, aponta Matheus.

Assim como Matheus, Thomas Babini e Lucas Marcelino também colecionam bonecos e destacam o pop funko do Darth Vader como o preferido, por mexer a cabeça. “Eu sou mais fã de Star Wars. Comecei a assistir quando tinha 7 anos e fiquei fã desse meio geek.  É um jeito mais legal de viver a vida”, conta Lucas.

Influenciada pelos amigos, Letícia Tonetti afirma que não conhecia muito sobre o mundo nerd e passou a se interessar depois de conhecer os super-heróis, que são seus personagens preferidos desse universo. Letícia afirma: “depois que conheci esse mundo, minha cabeça passou a mudar de alguma forma. Para os super-heróis, nada é impossível. Então, a gente acaba trazendo um pouco dessa imaginação para nossa realidade.”

Não é só Letícia que pensa dessa maneira. Thomas acrescenta a fala da amiga: “a gente pode se imaginar como eles e buscar trazer para a realidade. Por exemplo, eles salvam o mundo e quer dizer que a gente pode ajudar os outros e ser mais legal com as pessoas”.

mesa

Mesa disponível no evento para adquirir livros da editora.

Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Geek é comemorado no dia 25 de maio, em homenagem a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars (Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 1977 e considerado um grande marco para a cultura nerd. No mesmo dia, é celebrado o Dia da Toalha, uma homenagem dos fãs da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e ao autor Douglas Adams.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s