Gamificação traz lógica de jogos para a educação

Sarah Carvalho

Indicada por profissionais da educação, a gamificação é a área da tecnologia que cresce cada vez mais, inclusive nas salas de aula. O termo define a prática de usar elementos da estrutura de jogos para algo que não seja entretenimento puro. Dentro da área educacional, vem sendo inserida através do uso da lógica de games fora do contexto de games, uma estratégia de aprendizagem que tem o objetivo de despertar interesse nos estudantes, aumentar a participação e desenvolver criatividade e autonomia.

O uso de jogos é uma proposta de ensino personalizada e adaptativa e o papel do professor é de buscar maneiras para o que aluno se mantenha motivado e interessado. O profissional pode trazer para as aulas jogos já existentes ou explorar a gamificação através de dinâmicas com os alunos, como utilização de pontos, distintivos e rankings, ou propor obstáculos a serem superados.

O princípio é de missões e desafios que estimulam a busca por novos conhecimentos. “Um professor pode dar um exercício online e se o aluno não atingir 100% dele, volta ao início. Com isso, alunos acabam se reunindo para resolver as situações-problema. É outro princípio que os games oferecem que é excelente para a aprendizagem, que é a colaboração e a coletividade, o que a gente chama de aprendizagem ativa”, explica a Professora Fernanda Taxa Amaro, coordenadora do curso de Gamificação para professores da PUC-Campinas.

A tecnologia

O uso de jogos virtuais, de plataformas e aplicativos online deve ser muito bem pensado pelos professores. O papel que a tecnologia pode ter na educação está relacionado com a capacidade de entendimento crítico dessa inovação. “Os profissionais e os estudantes devem ser capazes de ver aquilo que está vindo através da tecnologia e entender as consequências daquilo. A tecnologia na educação pode ser central, mas nunca ingênua”, relata o Professor Enric Llagostera, coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas.

O uso da tecnologia permite que alunos respondam os planos de estudos por um feedback em tempo real, através de um ensinamento prático que possibilita a medição de aprendizado e maior acessibilidade.

Gamificar

Gamificar não é apenas trazer o jogo para dentro da sala de aula, é pensar nas situações em que esses princípios são utilizados para alavancar, diagnosticar e reforçar a aprendizagem. Confira o áudio da Professora Fernanda em que ela explica a importância do desenvolvimento de uma estratégia para o uso da gamificação.

Aplicativos e plataformas online

19369540_1353529281420640_1701259712_n

Joyce Maia, estudante de cursinho utiliza a plataforma Geekie Games para fazer seu plano de estudo

Os aplicativos e as plataformas online que disponibilizam planos de estudo com aspectos de jogos são mais um objeto que favorecia a aprendizagem. A “Geekie Games” é uma plataforma para Android e Web credenciada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), que possibilita planos de estudos em forma de jogo com videoaulas, exercícios e simulados. Até este ano, a plataforma já alcançou 5 milhões de estudantes.

“Acho esta proposta de gamificar os estudos ótima, pois além de ajudar na preparação do aluno para vestibulares e ENEM, a gente também pode aprender de uma maneira diferente da tradicional, até mais divertida”, conta a estudante Joyce Maia, que utiliza a “Geekie Games” em seus estudos. “É um modo diferenciado de despertar nos alunos a vontade de estudar e a sensação de ser desafiado pelos jogos”, completa.

Confira um guia do que é Gamificação:

gamificaçao

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s